Distantes

Taito (Tóquio), Parque Ueno, 03/06/2017.

17.000.000 metros, 17.000 quilômetros, essa é a distância entre o Brasil e o Japão, distância essa que pode ser percorrida em 20 horas em um voo direto hipotético. Nenhum outro lugar do mundo está tão longe de nós quanto eles, e essa distância pode ser ainda maior…

Sempre se ouviu que o “Brasil é o país do futuro”, mas no futuro, já o Japão é o país do futuro, hoje, no presente. A impressão que se tem ao visitá-los é que a sociedade japonesa está a anos na nossa frente, muitos anos. A disciplina e a civilidade dos nativos e a organização da terra do sol nascente chegam a desanimar qualquer brasileiro que se depara com uma realidade tão diferente da que existe aqui, em terras tupiniquins. Mas, nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Conhecer o Japão causa todas as desilusões citadas, mas também deixa algumas decepções. Em viagens de trem-bala, os assentos previamente marcados separam, de maneira extra-oficial, vagões para japoneses e outros para turistas. Essa distinção, apesar de não ter sido uma regra, foi suficiente marcante para eu percebê-la, e me pareceu um tanto quanto preconceituoso. No metrô, as pessoas são tão distraídas que quase não existe nenhuma interação, a ponto de idosos ficarem em pé, com dificuldade e ninguém oferecer o próprio lugar. E, talvez a pior das desilusões, ainda existe muito machismo naquela sociedade, a ponto de ser percebido por pessoas que também vivem em sociedades machistas. As histórias que se ouve, de como as mulheres são subjugadas no trabalho, a ponto de chegar a ter de optar entre trabalho e ter filhos, fazem sentir saudade da nossa sociedade “atrasada”.

Se ainda precisamos aprender muitos valores com eles, a recíproca também é verdadeira. Também estamos muito a frente, do nosso jeito.

Por Mateus


Oi, comente o que você achou do post aqui embaixo, deixe-me saber sua opinião. Gostou? Então curta a página do 4feel no Facebook, compartilhe com outras pessoas e faça nossa comunidade aumentar. Espalhe a palavra.

Primeira vez no 4feel? Clique nos posts relacionados abaixo e descubra outros tão legais quanto esse ou clique aqui para ir para o início do projeto.

Ah! Você sabia que o 4feel tem seu próprio aplicativo para smartphones? Não? Então baixe agora e tenha os posts diários na palma da sua mão.
Para isso, siga os seguintes passos:

1 – Pelo dispositivo, acesse o site http://app.vc/4feel.

2 – Clique no ícone ⋮ no canto superior direito do navegador do celular.

3 – Clique em “Acionar à tela inicial”.

Pronto! Fácil né?

Lembre-se que o ícone fica apenas nas telas iniciais do Android e não é possível encontrá-lo na lista de aplicativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s