Resiliência

Hiroshima (Hiroshima), Memorial da Paz de Hiroshima, 05/06/2017.

Construída em 1915, a cúpula da prefeitura de Hiroshima estava no lugar errado, trinta anos depois, em 1945 (mais precisamente, no dia 06 de agosto). Situada a apenas 150 metros do local onde a bomba explodiu, foi a construção mais próxima que resistiu ao impacto e sua preservação, ou não, foi discutida por muitos anos. Países que participaram da guerra, não gostaram da ideia de que o conflito tivesse um lugar para ser relembrado, minimizando suas consequências e, principalmente, as vítimas que o Japão também deixou. Mas, felizmente, a estrutura foi mantida e, hoje, a cúpula de Genbaku (como ficou conhecida) é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO, podendo ser visitada por qualquer pessoa que esteja na cidade de Hiroshima. As ruínas fazem parte do Memorial da Paz, um complexo de monumentos e museu que serve como um local de reflexão e não de recordação, como alguns temiam.

As paredes que restaram de pé, contam uma triste história, de como o ser humano pode desumanizar o outro, coisificando pessoas e o autorizando a cometer barbáries, como essa. Uma testemunha “viva” de uma tragédia que não deixou sobreviventes, pelo menos não estando tão perto do epicentro. Uma construção velha, caindo aos pedaços, mas com mais riquezas que os prédios erguidos na nova cidade de Hiroshima.

Por Mateus


Oi, comente o que você achou do post aqui embaixo, deixe-me saber sua opinião. Gostou? Então curta a página do 4feel no Facebook, compartilhe com outras pessoas e faça nossa comunidade aumentar. Espalhe a palavra.

Primeira vez no 4feel? Clique nos posts relacionados abaixo e descubra outros tão legais quanto esse ou clique aqui para ir para o início do projeto.

Ah! Você sabia que o 4feel tem seu próprio aplicativo para smartphones? Não? Então baixe agora e tenha os posts diários na palma da sua mão.
Para isso, siga os seguintes passos:

1 – Pelo dispositivo, acesse o site http://app.vc/4feel.

2 – Clique no ícone ⋮ no canto superior direito do navegador do celular.

3 – Clique em “Acionar à tela inicial”.

Pronto! Fácil né?

Lembre-se que o ícone fica apenas nas telas iniciais do Android e não é possível encontrá-lo na lista de aplicativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s