Anagrama

Quioto (Quioto), 04/06/2017.

Tóquio é a maior cidade do mundo. Com mais de 36 milhões de habitantes, ocupa esse posto com folga, pois na segunda posição, Nova Déli possui pouco mais de 20 milhões de pessoas em suas dependências. Antigamente, antes de se tornar a capital japonesa, a cidade se chamava Edo, mas para assumir o cargo, ocupado por Quioto, precisou ser rebatizada. O novo, e atual, nome faz referência à posição relativa entre as duas, e significa, literalmente, Capital do Leste.

Se a etimologia da palavra dá a noção equivocada da distância entre elas (Leste e Oeste induz a pensar que estão, cada uma em uma das metades do globo), as diferenças entre ambas faz o mesmo efeito. Ao visitá-las, pode-se não acreditar que estão a “apenas” 450 quilômetros de distância. De um lado, prédios gigantes, exagero de neon, trânsito, trens, pessoas, turistas e o contraste das luzes com o cinza dos prédios, do outro, diametralmente oposto, exatamente o contrário. Casas tradicionais, verde, silêncio e nativos estranhando a presença de gente esquisita.

Não se conhece o Japão sem conhecer Tóquio. Não se conhece o Japão sem conhecer Quioto. Complementares, juntas contam a história de como a ocidentalização influenciou a cultura daquele país e Quioto fica responsável pela metade tradicional. Distintas, parecem ser o inverso uma da outra, como os próprios nomes sugerem: to-quio, quio-to.

Por Mateus


Oi, comente o que você achou do post aqui embaixo, deixe-me saber sua opinião. Gostou? Então curta a página do 4feel no Facebook, compartilhe com outras pessoas e faça nossa comunidade aumentar. Espalhe a palavra.

Primeira vez no 4feel? Clique nos posts relacionados abaixo e descubra outros tão legais quanto esse ou clique aqui para ir para o início do projeto.

Ah! Você sabia que o 4feel tem seu próprio aplicativo para smartphones? Não? Então baixe agora e tenha os posts diários na palma da sua mão.
Para isso, siga os seguintes passos:

1 – Pelo dispositivo, acesse o site http://app.vc/4feel.

2 – Clique no ícone ⋮ no canto superior direito do navegador do celular.

3 – Clique em “Acionar à tela inicial”.

Pronto! Fácil né?

Lembre-se que o ícone fica apenas nas telas iniciais do Android e não é possível encontrá-lo na lista de aplicativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s